O presidente da UNITA (maior partido da oposição em Angola), confirmou neste sábado a morte de seu membro e deputado da bancada parlamentar da UNITA na Assembleia Nacional.
Em uma nota fúnebra divulgada em sua conta numa das redes sociais, Adalberto da Costa Júnior enaltece os feitos de Raúl Danda e lamenta a perda e endereça condolências à família do malogrado, ao partido UNITA e a sociedade em geral, confira:
Foi com profundo pesar que recebi a notícia sobre o falecimento de um ilustre companheiro, Deputado à Assembleia Nacional e Primeiro Ministro do Governo Sombra da UNITA, Dr. Raúl Manuel Danda, ocorrido este sábado 8 de Maio de 2021, na Clínica Sagrada Esperança, em Luanda.
Raúl Manuel Danda nasceu em Cabinda, onde fez os seus estudos primários e secundários, que prosseguiu, mais tarde na então República do Zaire. Juntou-se à UNITA no período da resistência popular generalizada, tendo participado como Militar, Jornalista e Músico na luta pela instauração em Angola do Estado Democrático de Direito.
Formado em Gestão de Empresas e Economia, desempenhou várias funções com destaque para as de Director Nacional de Informação da UNITA, locutor da VORGAN, Sub-editor da Rádio Nacional de Angola, Deputado à Assembleia Nacional, Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Vice-Presidente da UNITA e Primeiro-Ministro do Governo Sombra.
Como Activista Cívico foi um defensor acérrimo dos direitos civis e políticos dos cidadãos e da causa Cabindense. Além de Jornalista, Raúl Danda notabilizou-se também como homem das artes e cultura, tendo sido Actor, Escritor e Tradutor.
Exímio falante de múltiplas línguas das quais Lingala e Fiote, Raul Danda foi fiel representante da cultura Binda, tendo se destacado no uso e interpretação de provérbios.
Na Assembleia Nacional era actualmente Presidente da 10ª Comissão dos Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos.
Como Deputado, Raúl Manuel Danda elevou o mais alto possível a figura do Deputado, com dedicação e zelo, com brilhantes intervenções, que a todos orgulhou e defendeu.
Até a sua morte, Raul Danda era membro do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA.
A sua morte prematura priva a UNITA e Angola de um dos seus mais brilhantes obreiros e servidores.
Por tão dolorosa perda, exprimo em nome dos membros do Partido e no meu próprio, os mais sentidos pêsames à família enlutada, ao Grupo Parlamentar da UNITA e à Assembleia Nacional.
Paz à sua Alma!
Aos 08 de Maio de 2021
Adalberto Costa Júnior
Presidente da UNITA