SAMSUNG ANUNCIA O MAIOR SSD ATÉ AO MOMENTO COM ESPAÇO DE 30TB



Numa altura em que o consumo aumenta, os fabricantes estão preocupados com o espaço de armazenamento dos dispositivos, a Samsung decidiu anunciar um verdadeiro monstro, o SSD de 30TB.

O novo Samsung PM1643 consegue ter (30,72 TB para ser mais específico) em uma unidade compacta de 2.5 polegadas.



Como a Samsung construiu este novo disco?

A Samsung conseguiu esta façanha de combinar 32 blocos de 1TB de memória flash NAND, ca um com 16 camadas de chips V-NAND de 512GB. Esta nova unidade de armazenamento tem praticamente o dobro de espaço comparando com a última versão de SSD lançada pela empresa Sul Coreana.

Se não se preocupe apenas com o espaço, a Samsung também tornou o novo SSD bastante rápido, o PM1643 consegue atingir a velocidade de leitura de/gravação de até 2.1000MBps e 1.700Mbps, respectivamente. A versão anterior de 16TB - Samsung 860 Pro SSD possui taxas de leitura/gravação de 560MBps e 530MBps.

Preço e Disponibilidade:

A Empresa não revelou o preço do novo SSD mas, garante que que o novo SSD vai fazer parte de uma linha de discos com alta capacidade de armazenamento e além disto este disco é  destinado ao ambiente corporativo pois, tem conexão SAS (Serial Atatached SCSI), em vez de um conector SATA como os discos habituais existentes no mercado.

Qual a diferença entre discos Sata e SAS?

SATA
A sigla significa Serial AT Attachement e se refere à tecnologia de transferência de dados do PC para a drive. surgiu depois o ATA com a implantação da transferência de dados em série, e não mais de forma paralela. É o tipo de HD mais utilizado nos computadores de mesa e tem arquitetura ponto a ponto, fazendo ligação direta entre o controlador e o dispositivo de armazenamento.
Entre as suas principais características estão a sua conexão com os dispositivos exteriores, reconhecimento de dispositivos após serem conectados, transferências de até 6 Gbit/s e codificação 8B/10B. Utiliza conectores de 70 mm, um cabo de dados com sete condutores e tensões de 3,3 V, 5 V e 12 V. Suas vantagens são velocidade transferência de dados, a utilização de hot-swap e suporte a de cabos mais finos.
SAS
A sigla como já referimos acima, significa Serial Attached SCSI, ou simplesmente SCSI com o Serial Anexado. Isso já diz bastante sobre como o dispositivo actua. É um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. Assim como o SATA contra o ATA. Inclusive, sua fabricação foi inspirada no próprio SATA e tem uma grande compatibilidade com este padrão. O grande diferencial deste é que pode permitir a ligação dos HDs com extensores em uma única porta SAS.

Além deste, a fabricante coreana planeia lançar ainda em 2018 outros modelos com 16 TB, 7,68 TB, 3,84 TB, 1,92 TB, 960GB e 800 GB todos voltados ao mercado corporativo.
Apesar de ser o SSD de 2,5 polegadas de maior capacidade do mercado, o PM1643 não é o maior SSD já feito. 
A Seagate já apresentou um conceito de SSD de 3,5 polegadas de 60 TB, mas que foi desenvolvido apenas para fins de demonstração, e não chegou a ser comercializado.